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MUSCULAÇÃO PRIME

(a partir de 10 anos mediante a liberação do médico pediatra para crianças)

Crianças e Adolescentes

A ideia de que praticar musculação na infância prejudica o desenvolvimento da criança acaba de ser derrubada. Numa das maiores revisões sobre o tema, especialistas do Institute of Training Science and Sports Informatics, em Colônia, na Alemanha, analisaram dezenas de estudos feitos nas últimas décadas sobre treino de força para meninos e meninas entre 6 e 18 anos. Conclusão: a musculação traz benefícios quando bem orientada. Especialistas brasileiros já seguem a tendência e mostram resultados positivos a essas crianças praticantes.

 

Segundo a pesquisa alemã, publicada na revista “Pediatrics”, jovens de qualquer idade que fizeram treino de resistência pelo menos duas vezes por semana, durante um mês ou mais, tiveram maior ganho de força que aqueles que se exercitavam apenas uma vez por semana ou por períodos mais curtos. O resultado contraria a afirmação de que crianças e adolescentes devem evitar a musculação porque esse exercício resultaria em baixa estatura e danos físicos, devido, por exemplo, à falta de testosterona, o hormônio que estimula o aumento de massa muscular em adultos.

IDOSOS

A musculação é uma atividade física que é benéfica a quase todos os indivíduos. Entretanto, para idosos, tem representado grandes benefícios os quais podem ser destacados como:

  • A melhora na capacidade física (coordenação motora, controle motor, equilíbrio, flexibilidade, força) as quais são perdidas com o decorrer dos anos;
  • A melhora no sistema cardiovascular, bem como a prevenção e atenuação de fatores propensos a gerar doenças dessa natureza;
  • Melhora e controle de doenças metabólicas como o Diabetes Tipo I e II;
  • Melhor resposta hormonal;
  • Redução da sarcopenia (com o aumento da massa muscular pela atividade física, consegue-se estimular menos perdas desse tecido e maior redução de gordura corpórea);
  • Redução de doenças inflamatórias como artrites, tendinites e outros;
  • Melhora na disposição, no humor e na socialização (tendo em vista a interação com outras pessoas também);
  • Melhora na concentração, na memória e em aspectos cognitivos entre outros.

GESTANTES

Uma mulher grávida pode praticar musculação desde que liberada pelo seu médico e acompanhada por um profissional que seja especialista no assunto. Se a gestante já praticava musculação antes de engravidar será ainda mais fácil, pois basta continuar os exercícios reduzindo um pouco o risco e adequando os movimentos para que não ocorra pressão sobre a região do abdome.

 

Que musculação faz bem para qualquer pessoa não há como negar. Para as grávidas é possível observar alguns benefícios específicos como a melhora da circulação tanto sanguínea como linfática, o que reduz o inchaço nas pernas comum no período gestacional. Também deixam as articulações mais fortalecidas para aguentar o peso extra e reduz as dores na região da coluna lombar muito frequentes.

MUSCULAÇÃO ESTÉTICA FEMININA / MASCULINA

Busca o equilíbrio em detrimento a performance e consequentemente obtém-se os seguintes resultados:

 

Diminuição da Gordura Corporal: A musculação permite um aumento do metabolismo. Assim sendo, caso não se ingira alimentos gordurosos e se tenha um treino de qualidade, o corpo vai eliminar as reservas de gordura, deixando a camada subcutânea de gordura menos densa, evidenciando mais a musculatura.

 

Tonificação Muscular: tonificar é diferente de hipertrofia. Portanto a mulher até tem mais dificuldade em hipertrofiar sua musculatura, mas não de tonificar. Este termo se refere a aumentar um pouco a secção transversa das fibras musculares, mas de maneira reduzida, se comparada a hipertrofia. Assim, com a perda de gordura corporal, os músculos irão ficar com a aparência de uns tônus mais elevados e ocuparão o espaço deixado pelas reservas adiposas, tornando o corpo menos flácido.

 

Melhora da Simetria: com a musculação, por ser um exercício concentrado, pode se buscar desenvolver mais uma parte do corpo do que outras. Isso não quer dizer que possa ser negligenciada no treinamento as partes que não se quer desenvolver. Mulher tem que treinar braços, costas e peito, mesmo que seu objetivo não seja aumentá-los. Nestes casos, um treino com carga moderada e repetições altas ( de 10 a 15) já resolve o problema da falta de tonificação.

 

TREINAMENTOS DE EMAGRECIMENTO

Cada vez mais pessoas vêm adotando a musculação com o intuito de emagrecer, já que ela permite grandes variações e adaptações a todas as individualidades. As razões para isso são muitas e a ciência já provou que é possível emagrecer na musculação, sem riscos a saúde e com treinos de no máximo uma hora de duração.

 

GANHO DE MASSA MUSCULAR (Hipertrofia Tensional) – Esse estímulo se provoca um estresse muito forte no músculos, ocasionando uma alta degradação proteica (quebra de proteínas musculares), durante seu descanso o músculo se recuperar (chamado de anabolismo, o músculo faz a síntese de proteínas contráteis), nessa adaptação o músculo aumenta o tamanho e número de miofibrilas que formam as fibras musculares, provocando um aumento de força e no diâmetro do músculo.

 

CONDICIONAMENTO FÍSICO ESPECÍFICO PARA ATLETAS – A melhora do condicionamento físico é obtida com programas de exercícios físicos, nesses programas devemos dar atenção aos exercícios aeróbios e musculares. Essa preocupação é primordial, já que perdemos força, decorrente a não utilização dos músculos com frequência quando estamos sedentários e prejudicamos nosso sistema cardiorrespiratório quando deixamos de nos movimentar.

Musculação Terapêutica

Exercícios resistidos e métodos de treinamento acompanhados por fisioterapeutas, com a finalidade de proporcionar uma reabilitação física, para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos.

 

Segundo a fisioterapeuta Cassiane M Nascimento, a musculação terapêutica é uma técnica que se utiliza dos benefícios da ação muscular, ou seja, da musculação, de forma terapêutica. Através dos ganhos de força, flexibilidade e desempenho aeróbico podemos contribuir diretamente com a melhora da saúde do indivíduo.

 

Baseia-se no controle da frequência cardíaca e aplicação de exercícios funcionais. Proporcionando excelentes resultados quanto ao reequilíbrio muscular, ganho de massa magra, emagrecimento e condicionamento cardíaco. Destaca-se por ser método seguro para populações especiais, ou seja, acometidos por alguma doença.

Executiva

EXECUTIVOS (AS) – A saúde dos altos executivos brasileiros inspira redobrada atenção.

 

O Programa “EXECUTIVO PRIME” é um conjunto de ações que incentivam os praticantes, seguirem hábitos que os levem a uma vida saudável, desde a adoção de cuidados preventivos, até a adesão a programas de monitoramento e orientação para mudanças de hábitos de vida.

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